Prefeitura Municipal

Cristais-MG

Última Atualização do Site:
25/05/2017 16:12:01





Saúde no Municipio



INFORMATIVO



DIRETORIA MUNICIPAL DE SAÚDE.- CRISTAIS – MG.

População – 10.631 (censo 2007)




ANO I. Nº 01. OUTUBRO DE 2007.





- PSF – PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. -


UMA REVOLUÇÃO.





Cristais conta com 4 unidades que funcionam das 7 às 16 horas (PSF’s 1 e 3) e das 16 às 22 horas (PSF’s 2 e 4). Cada Equipe cobre uma área pré-determinada na Zona Urbana e na Zona Rural. Portanto são mistas; e as Equipes estão assim compostas: 1 Médico, 1 Enfermeira, 1 Dentista, 1 Auxiliar de Enfermagem, 1 Auxiliar de Dentista, 1 Recepcionista, 6 Agentes Comunitários de Saúde e 1 funcionário de Serviços Gerais. De Janeiro a Setembro de 2007 produziram, conforme Pactuação e Metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, os seguintes serviços:





ATIVIDADES PSF I PSF II PSF III PSF IV TOTAL


Procedimento Nível Médio 9823 9613 10325 9579 39.340


Atenção Saúde da Mulher 92 415 278 364 1.149


Atenção ao Hipertenso 639 654 564 603 2.460


Pré-Natal 142 118 57 200 517


Atendimento do Enfermeiro 1639 1451 1399 1216 5.705


Clínica Médica 3751 3817 4552 3635 15.755


Atenção ao Diabético 316 177 115 175 783


Procedimentos Coletivos 1587 - 1430 - 3.017


Consultas Odontologicas 313 - 126 - 439


Outros Atendimentos Odontologicos 2442 - 2562 - 5.004


T O T A L 20.744 16.245 21.408 15.772 74.169








Os Postos na Zona Rural serão reformados para garantir um atendimento de qualidade e a Equipe responsável do PSF, manterá as visitas freqüentes e regulares, que proporcionarão à população da Zona Rural a tranqüilidade que tanto necessita, e a certeza de não precisar se deslocar para a cidade para ter atendimento médico.


Para facilitar o atendimento aos usuários do CEEM, a Diretoria Municipal de Saúde disponibilizou um Médico e uma Auxiliar de Enfermagem para atenderem nas dependências do Clube todas as sextas-feiras das 12 às 14 horas; não necessitando mais se deslocarem até o PSF para obter Atestado Médico.


Todos os PSF’s estão realizando reuniões de Grupos de: Diabéticos, Hipertensos, Gestantes e Mães, e outros.





Em novembro estaremos como anos anteriores, participando de mais um Dia Nacional do Diabetes, com as Equipes dos PSF’s realizando exames de glicemia, pesando, aferindo pressão, orientando a população sobre a doença e suas complicações na Praça Jorge Salume. Esperamos atender aproximadamente 1000 pessoas nesse período.


Os Agentes Comunitários de Saúde estiveram presentes na mobilização do Censo 2007. Foi muito importante a participação dos Agentes para afirmar a nossa realidade populacional, afirmando aquilo que a Diretoria de Saúde já sabia da população existente em Cristais, em nossos levantamentos e cadastros.


Inauguração da Unidade de Saúde Dr. Marcos Shozzi Myamoto





- VIGILÂNCIA SANITÁRIA -


UM PASSO ESSENCIAL À SAÚDE.





Depois de fazer o levantamento, cadastramento e o diagnóstico da realidade no município de Cristais de todos os estabelecimentos sujeitos a inspeção e fiscalização da Vigilância Sanitária, a Equipe da VISA local passou a orientar e estabelecer mudanças nos estabelecimentos para melhor atendimento e segurança da população em conjunto com o Ministério Público, nas áreas de Saúde, de Defesa do Consumidor e Segurança Alimentar.


Como a Vigilância Sanitária é responsável pelas mudanças necessárias para garantir produtos e serviços de qualidade à população, buscou e buscará sempre através da Educação, efetivar as mudanças necessárias. Baseados neste princípio foram ministra dos vários cursos de “Manipulação Correta de Alimentos” para todos os interessados do comércio local e, também, para os funcionários do serviço público que manipulam alimentos nas Creches, Escolas do Município, Escola Estadual, Colégio Maximu’s, APAE, Vila Vicentina e Hospital, em parceria com a Diretoria Municipal de Educação.








- LIXO DE SAÚDE -


NÃO É MAIS PROBLEMA.





Antecipando e colocando Cristais numa situação de vanguarda na região, o lixo de saúde, que era um problema grave, foi solucionado a partir de julho deste ano com a coleta seletiva através de contrato firmado com a empresa especializada e licenciada para esse tipo de serviço – PROAMBIENTAL. Cristais é pioneira na prestação deste tipo de serviço e só agora o Consórcio Regional de Saúde está programando iniciar esse serviço na região. A coleta é feita no Hospital Municipal, nos PSF’s, Farmácia, Drogarias, Laboratórios Clínicos e Consultórios Odontológicos, não tendo mais como destino o aterro sanitário do município.





LIXO DA ZONA RURAL COM DESTINO CORRETO.


A partir de Janeiro de 2008 - o Projeto para dar o destino correto para o lixo da Zona Rural que antes era queimado ou jogado nas grotas - está sendo executado em todas áreas com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde em parceria com a Diretoria de Obras. A coleta foi feita nos dias 15 e 16 de janeiro com muito sucesso, mesmo sendo a primeira coleta. As coletas continuarão mensalmente procurando manter o início da segunda quinzena como data pradão, tornando uma rotina esse tipo de trabalho, assim consolidando e dando credibilidade ao Projeto.





- VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA -


EPIDEMIA NUNCA MAIS.





Todo esforço em Saúde só é válido e tem resposta satisfatória quando a Vigilância Epidemiológica atua de maneira eficaz. Para muitos a Vigilância Epidemiológica está restrita tão somente às vacinações de rotina e às Campanhas de Vacinação. Esquecem que além das vacinações, ela atua no Combate e Controle de Vetores como o mosquito transmissor da Dengue e o Barbeiro que transmite a Doença de Chagas.


Quando começamos o ano de 2007 o índice de Infestação Predial na cidade de Cristais era de 3,2 %, ou seja, em cada 100 imóveis 3,2 tinham a presença de larva do mosquito Aedes aegypti, hoje, depois de 4 ciclos, o Índice esteve zerado em 2 ciclos sucessivos (maio e junho – julho e agosto). O sucesso do trabalho está na adesão da população depois de várias palestras ministradas em todas as escolas de Cristais, na Zona Urbana e Rural, no início do ano; além de programas de rádio, orientação através de folder, e à participação efetiva e comprometida dos Agentes de Saúde da Dengue.


Pouco se fala sobre o Programa de Combate à Doença de Chagas, por ser uma doença que pouco aparece na mídia, mas este Programa é feito em Cristais com eficiência através de visitas periódicas, e a vigilância permanente, para evitar o aparecimento de vetor infectado em nosso município.


O número das vacinações mostra muito bem como está a prevenção em Cristais de janeiro a junho de 2007:





Poliomielite (1ª etapa da campanha): 768 doses aplicadas – Prevenção da Paralisia Infantil;





Poliomielite (vacinação regular): 275 doses aplicadas – Prevenção da Paralisia Infantil





Rotavírus: 104 doses aplicadas;





Hepatite B: 190 doses aplicadas;





Hepatite A (para os funcionários que trabalham na Usina de Reciclagem): 8 doses;





Influenza (Gripe): 1.185 doses aplicadas;





Dupla adulto: 375 doses aplicadas;





Tríplice Bacteriana: 100 doses aplicadas:





Tríplice Viral: 134 doses aplicadas;





Tríplice Viral (mulheres em idade fértil): 70 doses aplicadas;





Tetravalente (DTP/Hib): 182 doses aplicadas;





BCG: 52 doses aplicadas;





Febre Amarela: 80 doses aplicadas.








Além da vacinação humana, a Vigilância Epidemiológica realizou a Campanha de Vacinação Anti-Rábica em cães e gatos em todo município atingindo 100% da meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde, com o seguinte resultado:



CÃES VACINADOS............................... GATOS VACINADOS


URBANA RURAL TOTAL URBANA RURAL TOTAL GERAL


720............811...... 1.531......41...........84......... 125.....1.656




- SAÚDE BUCAL -


MAIS DO QUE PREVENÇÃO, EDUCAÇÃO.



Dando continuidade ao trabalho de Prevenção da Cárie, a equipe de Dentistas realizou nos meses de agosto e setembro último um trabalho educativo nas escolas e creches do município, com aplicação de flúor, distribuição de escovas e pasta de dentes, ensinando a forma correta de escovação dos dentes com ajuda de modelos e vídeo. Pela primeira vez o Programa de Saúde Bucal atinge a meta de levar para mais de 1000 crianças a forma correta de escovação e aplicação de flúor. O trabalho foi feito nas Escolas e Creches da Zona Urbana, como também nas crianças da Escola dos Coqueiros e Mapan na Zona Rural. Neste ano já atingimos mais de 600 primeiras consulta odontológica, resultado muito acima da meta estabelecida para uma população de 10.600 habitantes, esse resultado se deve aos 2 consultórios inaugurados recentemente, um na Escola Municipal dos Coqueiros e um na Escola Municipal do Mapan, que passaram a atender a população da Zona Rural.




- EDUCAÇÃO EM SAÚDE -



UM OLHAR PARA A REALIDADE.



A Educação em Saúde é a única forma de efetivar as ações que estamos realizando, tanto do ponto de vista da Prevenção, como da Proteção, Recuperação e Promoção da Saúde. Com esta visão estamos levando para as Escolas temas para serem discutidos por profissionais e alunos como a “Gravidez na Adolescência”, assunto atual e que preocupa a todos por suas complicações e implicações futuras na vida social dos jovens e seus familiares. Além das palestras que já foram proferidas nas Escolas Municipal, Estadual e no Colégio Maximu’s, a Diretoria de Saúde está elaborando um Programa para inserção na disciplina de Ciência dessas Escolas para que em 2008, todos os alunos acima de 12 anos possam receber orientação profissional sobre puericultura, maternidade e paternidade responsável, os cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade, cuidados na gestação e no puerpério, preparando os jovens para o seu futuro. Este curso será extensivo aos pais que se interessarem e do qual tirarão muito conhecimento e informação para encararem juntos qualquer adversidade que possa ocorrer no seio familiar, sem conflitos, sem medo, sem maiores dificuldades por estarem cientes da situação e das implicações, transformações e atitudes que terão de tomar em conjunto para minimizar e resolver a nova situação.

Como proposta administrativa, a Diretoria de Saúde trouxe um especialista para ministrar palestra para os funcionários, com o intuito de motivar e assim melhorar a qualidade no atendimento à população. Os resultados da palestra já são sentidos em todos os níveis da Diretoria de Saúde com a melhoria do atendimento, mais motivação no desempenho das atividades.




-GINÁSTICA COMO AGENTE DESENCADEADOR DE SAÚDE-



Através de uma programação no PSF III, já foi implantado um programa de Ginástica Laboral para para correção de postura, coluna e artrose para os pacientes que estão com problemas, sendo que a atividade é desenvolvida de acordo com o grau de lesão qualificada em três níveis: grave, médio e baixo. Os Grupos são formados em função da qualificação e os pacientes recebem orientação de como fazer os exercícios específicos 3 vezes por semana, até atimgirem um desenvolvimento satisatório na execução dos exercícios e melhoria dos sintomas. Com o desenvolvimento do Programa teremos uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes, proporcionando uma redução acentuada de retorno ao Sistema de Saúde sempre com os mesmos problemas.




- PROGRAMA ESPECIAL -

- AGENTE MIRIM DE SAÚDE - O FUTURO HOJE.



Este Programa esta promovendo a integração da Saúde com a Educação e com a Comunidade, aproximando a Saúde da Educação e assim tornando o trabalho mais eficiente, efetivo e permanente, sem nenhum retrocesso, consciente e reformador de nossa comunidade.


Já estão atuando mais de 50 crianças das Escolas Municipais Padre Celso e Antero Maia, além de alunos das Escolas Rurais dos Coqueiros e Mapan. Os voluntários são acompanhados pelos Agentes Comunitários de Saúde, além das professoras e das coordenadoras pedagógicas, e estão aprendendo o que é e como funciona e, qual a área de ação do Sistema Único de Saúde através do Programa de Saúde da Família – PSF. Estão visitando as famílias que irão ajudar a atender futuramente, para melhorar a qualidade de vida das pessoas da sua comunidade, pois os alunos fazem visitas somente perto de casa, no seu bairro e ruas adjacentes. Além de colaborarem nas atividades desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde, distribuindo material informativo e didático, os “Agentes Mirins de Saúde” levarão informações e atividades desenvolvidas na Escola, como: Historinhas, Teatro, Música, Poesias e, principalmente, afeto e atenção, os quais a população anda muito carente, minimizando desta forma: a dor, a falta de atenção, a ausência de afeto e de companhia, levarão entretenimento às pessoas acamadas, idosos, carentes, para melhorar o bem estar e a auto-estima dessas pessoas. Os Agentes de hoje serão usuários de amanhã, cidadãs e cidadãos conscientes e comprometidos com as causas sociais, tornando-se usuários sabedores dos seus direitos e principalmente, dos seus deveres. Serão críticas na avaliação do serviço prestado não só pela Saúde como por outros setores da administração municipal, estarão exercendo da melhor maneira possível à cidadania em toda sua plenitude e promovendo uma Saúde melhor.




TERCEIRA IDADE -

QUALIDADE DE VIDA.



Está em fase de preparação um trabalho em parceria com a Diretoria Municipal de Cultura para atender as pessoas da Terceira Idade além das atividades já desenvolvidas por eles (dança, jogos recreativos, etc.). O Projeto consiste na melhoria da qualidade de vida do idoso, levando a eles assistência permanente para melhorar sua condição física através de orientação coletiva de um fisioterapeuta, com atenção especial para respiração, alongamento, etc. Além dos cuidados que recebem dos PSF’s no acompanhamento e grupos de hipertensos e diabéticos, a Diretoria de Esportes disponibilizará um profissional de Educação Física para exercícios regulares tanto de hidroginástica como de academia. Esta parceria busca diminuir as dificuldades encontradas pelos idosos no seu dia a dia.



PROCEDIMENTOS REALIZADOS PELO TFD (Tratamento fora do domicílio)



A secretaria de saúde de Cristais, através do T.F.D. (que é um programa do SUS, destinado às pessoas que necessitam de tratamento médico especializado fora do domicílio) vem por meio deste informar aos munícipes, os serviços prestados por esse setor:

O TFD, conta com 02 veículos UNO e 2 vans terceirizadas, que transportam nossos pacientes diariamente para as cidades da região e também em alguns casos para fora do estado de MG. Quando necessário e requisitado usamos os veículos da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação.

São transportadas em média 400 pessoas ao mês, levadas para fazerem consultas, exames, visitar parentes internados, etc...

Contamos com o serviço do CISMARG (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande), PPI (Programação Pactuada e Integrada) e consultas particulares agendadas com desconto de até 50%, quando marcadas através da secretaria de saúde nas seguintes especialidades: Pneumologia, Alergia, Dermatologia, Angiologia, Ortopedia, Cardiologia, Oftalmologia, Gastroentereologia, Mastologia, Neurologia, Nefrologia, Otorrino, Psiquiatria, Pediatria, Reumatologia, Urologia, etc... E também exames marcados com desconto: Cintilografia, Densitometria, Colonoscopia, Cistoscopia, Ecocardiograma, Espirometria, Eletroneuromiografia, Fotocoagulação a lazer, Holter 24 hs, Tomografias, U.S.G., Teste ergométrico, Urografias, Audiometria, etc...

São realizados em Cristais, no Hospital Municipal Santo Antônio, cerca de 100 Ultra-sons por mês, incluindo com Doppler.

Pelo CISMARG temos as seguintes consultas e exames mensais:

- 07 E.E.G. (Sto. Ant. do Amparo);

- 15 Mamografias ( Perdões );

- 18 Endoscopias (Cristais );

- 09 Urologia (Sto. Ant. do Amparo );

- 10 Neurologia (Perdões );

- 10 Cardiologia (Campo Belo );

Pela PPI:( consultas e exames mensais );



TRANSFERÊNCIAS HOSPITALARES:

-Alfenas 1 por mês.

-Campo Belo 5 por mês.

-Lavras 4 por mês .

-Boa Esperança 1 por mês .

-Belo Horizonte 1 por mês.

-Santo Antônio do Amparo 2 por mês.



CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL-CAPS –



Contando apenas com os recursos financeiros da Prefeitura, a Diretoria de Saúde revitalizou o Núcleo de Atenção Psicossocial para melhor atender a população e facilitar a vida de quem necessita de um atendimento especializado.

O CAPS oferece o que há de mais adequado em Psiquiatria, Psicologia, e medicamentos, através do atendimento de Médico Psiquiatra uma vez por semana e diariamente por um Psicólogo, em consultas individuais ou em grupo. Os atendimentos podem ser feitos também na casas das pessoas, com as chamadas visitas domiciliares de apoio aos familiares.

Os usuários atendidos na unidade encontram na Farmácia do CAPS muitos medicamentos e terão acesso a eles através de receita própria prescrita por um médico.

Para ser atendido no CAPS as pessoas terão que apresentar o encaminhado feito pelo PSF de sua localidade, sendo que o serviço é aberto a população.

Além do atendimento clínico, são oferecidas as oficinas terapêuticas que também é uma forma de tratamento. São realizadas em grupo e com orientação dos profissionais do CAPS (Psicólogo, Artesão e Pedagoga).

O CAPS tem o compromisso de promover a Saúde Mental, a inclusão social e a busca por uma vida de qualidade.




HOSPITAL MUNICIPAL



No Hospital Municipal Santo Antônio foram realizadas de setembro-2006 a setembro-2007 em várias especialidades muitos procedimentos que a maioria das cidades dfo porte de Cristais não oferecem a população. Cristais conta com uma equipe de especialidades médica, de exames e fisioterapia que resolve grande parte dos problemas enfrentados na área de pela população. Nesse período de 12 meses foram realizados:


• Pronto Atendimento: 24.669 atendimentos;

• Consulta Médica: 11.423;

• Consulta Médica com Terapia: 8.401;

• Consulta Médica Observação: 2.922;

• Pequena Cirurgia Ambulatorial: 1.287;

• Pequena Cirurgia Ambulatorial das Vias Superiores: 140;

• Consulta Ortopédica com Tratamento Provisório: 496.

• Consultas Especializadas: 13.732;

- Ortopedista: 2.539;

- Otorrino: 979;

- Ginecologista: 1.419;

- Pediatra: 6.272;

- Urologia: 265;

- Generalista: 2.010;

- Clínica Cirúrgica: 248;

- Exames Laboratorial: 28.517;

- Ultrasson: 1.140;

- RX: 2.868;

- Eletrocardiograma: 647;

- Assistência Social: 1.071;

- Psicologia: 1.821;

- Fisioterapia: 5.238;

- Endoscopia: 28;

- Óbito de Adulto: 58;

- Óbito Natimorto: 3;

- Óbito Criança: 4;

- Nascidos Vivos: 99;

• Internações: 594;

- Clínica Médica: 191;

- Clínica Pediátrica: 22;

- Clínica Cirúrgica: 264;

- Parto Normal: 43;

- Parto Cirúrgico: 58;

- Outras Ocorrências Obstétricas: 16;

- Anestesia: 338.



FARMÁCIA BASICA



A Farmácia básica, dispensa anualmente cerca de:



• 894146 comprimidos de medicamentos para tratamento da hipertensão arterial e diabetes;

• 163392 comprimidos destinados à saúde mental;

• 68604 unidades de antibacterianos e antifúngicos orais;

• 900 caixas de anticoncepcionais orais;

• 3108 unidades de medicamentos de uso tópico (cremes, pomadas, etc.);

• 49464 comprimidos de analgésicos e antiinflamatórios;


• 4440 frascos de analgésicos;

• 1512 frascos de insulina NPH;

• 4584 comprimidos e 1056 frascos de antiparasitários, entre outros.





- PESQUISA DE OPINIÃO –



Segundo uma Pesquisa de Opinião realizada em Cristais, que não publicaram ainda, a SAÚDE tem APROVAÇÃO de 65% (sessenta e cinco por cento) da população. Portanto, o caminho que estamos trilhando está correto e vai MELHORAR MUITO MAIS, nossa meta é satisfazer 100% das pessoas que procuram os serviços de Saúde.



CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE



Todas as ações de Saúde no município só acontecem com o aval do Conselho Municipal de Saúde, que tem em suas reuniões bimensais, deliberado e avaliado todas as ações, programas, atividades, resoluções, normas, que norteiam a Saúde como um todo. Nas reuniões são discutidos todos os assuntos de interesse da Saúde, com a presença dos seus membros:

•DISTRIBUIÇÃO ADMINISTRATIVA:



PRESIDENTE: Dr. HUMBERTO FRANCISCO DE CARVALHO.

VICE-PRESIDENTE: KÊNIA APARECIDA PINHEIRO GUERRA.

SECRETÁRIA: RENATA TEIXEIRA LIMA.



•COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE:



GESTORES:

- Secretário Municipal de Saúde – Dr. Humberto Francisco de Carvalho.



TRABALHADORES DE SAÚDE:

- Secretaria Municipal de Saúde – Divino Bento da Silva.

- Secretaria Municipal de Saúde – Márcio Luiz Marques.

- Secretaria Municipal de Saúde – Renata Teixeira Lima.



PRESTADORES DE SERVIÇO:

- Vigilância Sanitária – Dr. Afonso Celso Leitão.

- Hospital Municipal Santo Antônio – Mateus Enrique da Sila.



USUÁRIOS:

- APAE – Kênia Aparecida Pinheiro Guerra.

- Assistência Social – Jaciara Pereira Leite.

- Pastoral da Saúde – Natália Oliveira Pinheiro.

- Pastoral da Saúde – Lúcia Carolina Oliveira.

- Nilson de Oliveira Lemos.



SAÚDE – UM DEVER DE TODOS.



Cristais,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.

Veja o resultado